A incansável busca por melhorias de produtividade no campo tem estimulado o uso de cada vez mais sofisticadas ferramentas de tecnologia. As chamadas tecnologias agrícolas de ponta, como análise de imagens aéreas e drones, monitoramento remoto de plantações, inteligência artificial para identificar doenças, logística geo otimizada e outras, saíram da fase de experimentação para estarem realmente disponíveis no mercado.
Redução de Perdas e Ganhos no Campo
As máquinas inteligentes e avançadas se tornaram uma realidade ainda muito recente e que estimulou a quebra da barreira entre o urbano e o rural. O uso de tais tecnologias permitiram um intenso monitoramento das plantações, que pode extirpar problemas graves de raízes bem no início e levar ao aumento de produtividade. A possibilidade de monitorar a qualidade das plantações, prever e evitar a destruição de culturas e promover as condições ideais de clima evitaram possivelmente grandes prejuízos que poderiam advir de uma gestão manual do campo.
Sistemas Automatizados e Soluções Inteligentes
Tecnologias como hormônios artificiais, pesticidas, adubação, irrigação e defensivos de uso seguro são agora embalados e mantidos com segurança por sistemas automatizados. Isso ajuda não só a evitar erros de embalagem mas também a determinar qual é o de melhor uso naquela área. O uso de drones ajudou também a economizar tempo, energia e custos através de voos autônomos para a realização de um intenso levantamento de informações e, por consequência, um maior conhecimento de como melhor adaptar as técnicas a fim de aumentar a produção naquele determinado local.
Além disso, inteligência artificial e análise preditiva também foram incorporadas no sistema de gestão das plantações, facilitando a tomada de decisões por parte dos agricultores, baseada em informação que utiliza dados históricos da fazenda. A tecnologia também resolveu problemas logísticos da produção, tendo em mente os tempos mais curtos para levar os produtos frescos do campo para a mesa.
Perspectivas Futuras
Com a crescente digitalização, se enxerga ainda mais potencial para melhorias na produtividade das plantações. A automatização de todas as etapas da produção pode evoluir com a incorporação de manutenção de máquinas automatizadas ou os próprios CCTV terão papel destacado, estabelecendo novas normas de segurança à medida que mais funcionalidades são incorporadas.
A alta tecnologia trouxe, de forma substancial, uma maior qualidade de processos relacionados ao campo. O uso dessas tecnologias produziu diversos ganhos, como a diminuição de custos, o uso de sistemas mais seguros, curtos tempos de spock e a maior eficiência dos processos.
Continue acompanhando as últimas notícias sobre alta tecnologia no campo, se inscrevendo na nossa Newsletter e visitando nosso site.




