Um dos pilares da humanidade é a capacidade de cooperar e trabalhar juntos para conseguir melhores resultados. Apesar das diferenças no contexto e nos interesses individuais, os grupos são capazes de reunirem seus esforços para explorar os recursos naturais e sociais em prol de resultados superiores.
Um exemplo disso é o crescimento das parcerias público-privadas. Negócios inovadores, programas educacionais, estratégias de impacto social e projetos de inclusão social precisam de forte colaboração entre setores governamentais e empresas privadas para serem alcançados. A ineficiência na tomada de decisão e o reduzido orçamento não são suficientes para que o público consiga atingir esses objetivos sozinhos. As parcerias entre os dois setores são recorrentes e trazem benefícios mútuos.
Obviamente, empresas sem fins lucrativos e organizações da sociedade civil também desempenham um papel importante na cooperação. Por meio de seus conselhos consultivos e dação de serviços à comunidade, essas organizações são capazes de reunir diversas partes interessadas para dialogar e criar soluções conjuntas.
Além disso, a tecnologia tem dado às pessoas a possibilidade de estabelecer parcerias globais e interativas em grande escala. As redes sociais, as plataformas de financiamento compartilhado e as plataformas de crowdfunding são alguns exemplos de formas de juntar recursos para projetos amplos e multifacetados. Com essas tecnologias, grupos de ideias e projetos de desenvolvimento conseguem atravessar continentes para criar soluções inovadoras.
De fato, há muitas oportunidades e recursos para expandir e desenvolver a cooperação nos próximos anos. Para acompanhá-lo, siga-nos no site e assine nossa newsletter para garantir que você não perca nenhuma atualização sobre as descobertas e oportunidades de cooperação.